domingo, 26 de outubro de 2014

Séniores em Tavira - "SEM PALAVRAS"!


Pela primeira vez nos 27 anos de treinador e dos muitos comentários que já fiz, não sei como descrever o que se passou no último sábado.
O melhor comentário seria "Sem palavras"!
O que fizeram passar a nossa equipa na deslocação ao Algarve no cumprimento da segundo jornada do campeonato sénior é indescritível e inqualificável.

O ponto que chegou o nosso (algum) andebol!

Lamento, ando á luta comigo para encontrar as palavras, mesmo assim tentarei.
Começo assim,
No decorrer do jogo temi muitas vezes pela integridade física das nossas atletas, quando assim é muitas questões se levantam.
O resultado nada revela do que se passou e do que fizeram as nossas jogadoras para contrariar uma falsidade montada á volta desta partida. Um adversário que não vale o que parece e a nossa equipa a ser falseada do seu valor.
Tive vergonha pelo andebol, pensava que estes episódios já estavam erradicados da modalidade, desrespeito total, ao fim de muitos anos ver que efetivamente cenários surrealistas como este do último sábado ainda acontecem fico preocupado.
Tudo se permite com a agravante de diretores pactuarem com estas " fantochadas " por uns miseros 3 pontos. Não falo em verdade desportiva, porque parece não saberem do que se trata ou pelo menos não querem saber, falo em dignidade e respeito, fairplay só de boca.
A qualquer custo é preciso vencer.
Enquanto a associação que organiza a prova pactuar com estas nomeações jamais existirá verdade, quem perde é a modalidade e responsáveis seguramente existirão.
Sendo no panorama do andebol nacional a quinta prova de maior dimensão, seria de esperar maior respeito pelos intervenientes, isto não é jogo para estagiários e pessoas mal formadas.
Perdemos o jogo, mas o andebol perdeu muito mais porque em momento algum foi dignificado.
Não é o resultado que está em causa, nem é isso que reivindico, somos humildes e conscientes das nossas capacidades e limitações, mas valores maiores se levantam, respeito e dignidade pelas pessoas mas acima de tudo pela modalidade, porque é ela que nos move.
Não temos direito á verdade desportiva mas temos direito á indignação!

Quero acreditar que foi um dia mau e que amanhã tudo poderá ser diferente, talvez seja isso que me prende á muitos anos á modalidade. Tenho fé no futuro!

A nossa equipa foi gigante, uma hora a ser violentada sem se poder defender e nunca baixou os braços, tenho o maior respeito por estas jovens. Obrigado.
Resultado ao intervalo 19-8;
Resultado final 38-14.
Texto da exclusiva responsabilidade do treinador Francisco Sousa.


2 comentários:

  1. A retórica é uma arte quando não se teve argumentos em campo para contrariar o jogo e o resultado final. O adversário vale mais inclusive daquilo que mostrou em campo e se tem medo pela integridade das suas jogadoras é hora de fazer um pouco de treino específico no ginásio porque o andebol é um jogo de contacto físico e, quer a 2ª divisão quer a 1ª divisão, exigem muito das atletas. Se ficou sem palavras é sinal que para a próxima devia preocupar-se em trabalhar mais a sua equipa em vez de vir desabafar e desrespeitar o Clube Vela de Tavira com as suas palavras. Está indignado? Já não é de agora que eu também estou com as arbitragens de que temos sido alvos principalmente no ano passado na 1ª divisão, mas contra isso pelos vistos nada se pode fazer, infelizmente. Continuação de bom trabalho e sorte para o resto do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Por incrível que pareça, se fossem questionar as pessoas da assistência deste jogo, veriam que este post tem tantos erros quantas palavras tem escritas... Como é que um treinador como o senhor, um Master Coach Grau 4, com 20 e tal anos de andebol, tem a lata de retirar as atletas de dentro de campo, dirigir-se à dupla de arbitragem como se dirigiu, dizer à sua equipa para não defender, e ainda querer terminar o jogo sentado no banco? É claro que os árbitros (que lhe perdoaram a Desqualificação na 1ª Parte) não lhe iam perdoar a desqualificação pelo comportamento anti-desportivo. Acho uma idiotice depois do seu comportamento inexorável neste jogo ainda ter a lata de se dirigir assim numa rede social, insultando os árbitros rudemente, sabendo que as suas palavras podem ser usadas contra si... Tenha cuidado com o que escreve!

    ResponderEliminar

Agradecemos que as mensagens sejam identificadas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.